- Área: 38800 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Eric Jap, Hufton + Crow
-
Fabricantes: Beghelli, JYMQ, Jojo, Opple, Osram, Plaka, e:cue
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lane 189, localizado no distrito de Putuo junto ao centro de Xangai, é projetado para proporcionar um destino de lifestyle para os jovens profissionais da cidade. Combina comércio, restaurantes e espaços de escritórios em uma organização que rearranja um shopping típico em uma cidade vertical e proporciona oportunidades de compras, passeio, comidas e encontros.
O projeto incorpora elementos da 'antiga Xangai' através da geometria, padronagem e materialização, combinando estes com uma experiência urbana contemporânea, criando um destino com uma distinta sensação das características da cidade.
As qualidades existentes do entorno imediato, que incluem pequenos restaurantes e lojas, são refletidos no edifício.
Nos interiores, elementos da vida urbana são mesclados com comércio e distribuídos ao longo do edifício. Sua organização incentiva o visitante a passear e explorar os diferentes pavimentos do complexo, onde os espaços comerciais seguem uma planta livre e são pontuados por pequenos quiosques.
Fachada Programada
A fachada é projetada para dar suporte ao conceito geral do projeto, com uma fachada programada para criar profundidade à envoltória do edifício. O uso de componentes em várias camadas permite a variedade de vistas para o entorno, enquanto proporciona transparência funcional em áreas específicas.
Baseadas em um grid hexagonal, os componentes da fachada seguem a geometria articulada do edifício e conferem perspectivas em constante mudança.
Uma transição gradual de elementos grandes para pequenos regulam o nível de exposição dos interiores em relação ao exterior e enaltecem a entrada principal do edifício. A fachada portanto se torna uma camada ativa integrada que pode ser programada com janelas, pontos de vista ou varandas.
Na fachada mais inferior, um grid hexagonal consiste de painéis em formato de diamante que são amarrados formando um sistema de revestimento tensionado. Aqui, a disposição dos componentes pode ser alterada em toda a fachada, de uma camada simples até três camadas, em uma profundidade que pode chegar a 40 cm. Construída a partir de diferentes materiais e iluminada por LEDs nas cores do sistema RGB, estes painéis criam efeitos visuais distintos: transparentes ou opacos, coloridos ou monocromáticos, reflexivos ou foscos.
Olhos urbanos
Grandes aberturas de pé-direito duplo apresentam o programa interno ao mundo exterior. Estes olhos urbanos simultaneamente criam grandes plataformas de vitrines para os produtos, enquanto proporcionam varandas com vistas para o entorno.
Interior
Os interiores do Lane 189 derivam seu caráter a partir de um vazio central que corta o volume a partir da base para cima e é pontuado por uma série de platôs arredondados. Quando vistos de baixo, estes se assemelham a uma estrutura orgânica em camadas, no entanto, quando se olha para baixo, os programas dos platôs são revelados.
Estes pequenos espaços, posicionados de maneira rotacional, criam pequenas praças íntimas e são visualmente conectados aos olhos urbanos das fachadas.
O vazio central organiza a circulação vertical e orientações, criando vistas em todos os pavimentos e facilitando uma visão livre de colunas do segundo nível do subsolo até a instalação de arte da cobertura.